terça-feira, 23 de outubro de 2012

Allegro mas nem tanto

- Você é daqueles que sempre diz "Tudo" quando te perguntam se está tudo bem, mesmo não estando?

- Você é daqueles que não responde, às mais ásperas incitações, como gostaria?

- Você evita falar sobre um problema e prefere focar no "que dia lindo", "tudo vai passar" e "não tenho tempo pra isso"?

Se você respondeu sim à uma ou mais perguntas acima, sinto lhe dizer que você corre o sério risco de ficar depressivo. E não estou falando da doença depressão, e sim to estado emocional depressivo. Aquele em que a gente carrega por um tempo maior do que deveria, arrasta pra outras fases da vida feridas não curadas.

Lembrando de uma frase que vi no facebook esses dias: "Não é depressão se você ouviu a música triste de propósito". Não, não estou falando das pessoas que gostam de sofrer.

Estou falando daquelas que não gostam, e que, por isso mesmo, não sabem curar-se a si mesmas. Evitam sofrer, não gostam de chorar, não tem tempo para desabafar...é dessas que estou falando.

Na vida adulta é muito simples mascarar um problema: uma dor de cabeça, a tpm, até uma postura "preocupada com o futuro" mascara o que estamos sentindo. Os relacionamentos superficiais e as redes sociais também tem ajudado muito às pessoas mascararem seus sentimentos. É "keep calm" pra cá, "que dia lindo" pra lá e nessa você vai junto, achando que não pode sofrer, que não pode falar.

Evite ser assim. É claro que cada coisa tem seu momento...não estou falando para sair contando a vida para qualquer um que te abordar com um "Olá, tudo bem?", muito menos ficar postando nas suas redes sociais coisas da sua vida. Mas é bom ter alguém com quem falar, alguém que você confie para desabafar. E, se não tiver, o seu travesseiro pode ser seu melhor amigo...qual o problema?


Quando era criança caía e me ralava, e logo vinha minha mãe com aquele merthiolate providencial, que ardia, me fazia chorar, mas logo passava.

Acho que temos que ter nosso momento merthiolate na vida: da mesma forma quando fazemos um exercício, temos que suar; quando fazemos força, temos que gritar; quando lembramos de algo, temos que soltar aquele "puuuuutz", manja?

É preciso sofrer, é natural chorar, faz bem desabafar.

Não finja uma situação, resolva. Se for necessário, se desmonte. 

Ninguém quer chegar em uma certa idade amargurado, ressentido, infeliz...

Passe por essa fase, acredite...ela vai passar. E você passará por ela, mais forte, curado. Faça uma viagem interna e catuque as feridas, limpe-as, coloque na mesa e RE-SOL-VA. Ninguém sai de uma experiência dessa igual. Nem pior.

E, da próxima vez que te perguntarem se está tudo bem, você vai poder respirar, se investigar e responder com a maior sinceridade "Está, e você?" :)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...