sábado, 16 de agosto de 2008


O Caminho das Pedras
Por Weder de Assis

Durante quase toda a minha vida convivi com pessoas de todas as classes sociais, culturais e financeiras. Deparando-me com pessoas vencedoras e derrotadas. Neste período sempre me perguntei qual a diferença dos vencedores e dos derrotados. Pois a diferença não estava nas amizades, na conta bancaria, nos amigos influentes, no trabalho ou no salário. Após ouvir, ver e conviver com estes dois tipos de pessoas durante muito tempo cheguei à conclusão que existe um caminho das pedras dos vencedores. E este caminho não está no exterior, mas, sim no interior das pessoas. Por isso você que está lendo este artigo pode começar agora mesmo a trilhar este caminho e mudar a história da sua vida tornando-se um vencedor e uma pessoa bem sucedida.


Assuma a responsabilidade.
Em uma sociedade em que as pessoas culpam todo mundo desde os pais até o governo pelo seu fracasso, os vencedores não aceitam o papel de vítima. Seu lema é: “Só depende de mim”.Eles percebem que, ao dizer que alguém ou algo além de você mesmo o está impedindo de atingir o sucesso, você está entregando seu poder de bandeja. Está dizendo: “Você tem mais controle sobre a minha vida do que eu mesmo”.Os vencedores entendem que você não pode controlar certos elementos da vida, como, por exemplo, a natureza, o passado e as pessoas. Mas pode controlar os próprios pensamentos e ações. Assumir a responsabilidade pela sua vida é uma das atitudes que mais promovem a realização pessoal.

Viva de Propósito.
Talvez o que mais distinga os vencedores das outras pessoas seja o fato de eles viverem a vida com propósito, fazendo o que acreditam ter nascido para fazer. Ter um objetivo na vida é o elemento mais importante no processo para se tornar uma pessoa que explora todo o seu potencial. Pois evita uma vida de círculos.Não viver segundo seus propósitos consiste em fazer apenas o esforço suficiente para ir levando a vida, com o mínimo de dificuldade e problema possível. Mas quando você tem propósito, sua maior preocupação é fazer bem seu trabalho. Como viver com propósito? Encontrando uma causa em que você acredite.

Escreva um plano.
Tentar alcançar seus objetivos sem um plano de ação é como tentar dirigir numa estrada desconhecida sem um mapa. O tempo, a energia e o dinheiro gastos provavelmente o farão desistir muito antes de chegar. Os objetivos que não vão para o papel não são objetivos. São meras fantasias.Com um mapa nas mãos, contudo, você vai aproveitar a viagem e chegar ao seu destino o mais rápido possível.

Pague o preço.
Não há nada de errado em querer uma bela casa, um carro zero, um cargo de chefia ou um alto salário no fim do mês. O problema é que praticamente todo mundo deseja isso. Mas os vencedores descobrem quanto custa realizar o sonho. E depois o fazem acontecer. Sem reclamar do trabalho que dá.

Nunca desista.
Pode soar obvio, mas quando você está genuinamente comprometido com seu objetivo, desistir nem passa pela sua cabeça. É preciso estar disposto a fazer o que quer que seja para alcançá-lo. Passe a maior parte possível do seu dia trabalhando por seus sonhos e objetivos. Perguntando a si mesmo? O que eu estou fazendo agora está me aproximando ou me afastando do meu objetivo? Se não, faça algo que esteja.

Não demore.
Lembre-se: não vivemos para sempre. Os vencedores sabem muito bem disso, mas em vez de ver esse fato como negativo ou deprimente, usam-no como estímulo. E vão atrás do que querem, realizando os sonhos com energia e paixão. E você pode fazer o mesmo...

* Weder de Assis é Autor do livro “Espírito e Coração de Vencedor” e Treinador Comportamental nas áreas de Motivação e Desenvolvimento da Capacidade e Excelência Humana, realiza palestras há dez anos. Apresenta o quadro “Potencialize seu Futuro” no Programa Ação & Reação (TV Santa Cecília - Santos/SP), todas as terças-feiras. Destaca-se pela sua Oratória de Alto Impacto, bem-humorada e prática, inspirando pessoas a desenvolver suas Habilidades e Talentos para alcançar suas Metas Profissionais e Pessoais.
Texto extraído do site www.rumoaosucesso.com.br

Um comentário:

Aline Tolotti disse...

Estou mandando um e-mail agora que vc vai gostar. Lembrei de vc na mesma hora!!!
Beijos, Li.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...